sábado, 23 de outubro de 2010

Descontinuidades

Em geologia, o tempo é definido pela continuidade em conjunto com a descontinuidade, ou seja, para fazer o estudo das rochas com a finalidade de criar a geistória não se pode apenas analisar aquilo que está à vista; é também necessário dar atenção às descontinuidades existentes.


[6] Tipos de descontinuidades relativas às camadas rochosas:

- Descontinuidades Sedimentares: Ocorrem entre duas lâminas ou camadas sucessivas com pouco significado temporal; podem corresponder a simples ausência de deposição – descontinuidade passiva -, ou a destruição da lâmina inferior e, nesse caso, designa-se por descontinuidade erosiva. Regra geral, as descontinuidades sedimentares estão relacionadas com as marés sucessivas. Os exemplos mais comuns deste tipo de descontinuidade são mudanças litológicas, superfícies erosivas, entre outros. O contacto entre unidades litológicas que sofram descontinuidade sedimentar é de disconformidade.

Figura 8: foto ilustrativa de descontinuidade sedimentar localizada no Death Valley, California, retirada de http://marlimillerphoto.com/images/SrU-20.jpg e consultada a 23 de Outubro de 2010.


- Descontinuidades Estratigráficas: Ocorrem quando existe um intervalo de tempo considerável entre duas unidades sucessivas e podem prolongar-se por vários km. As unidades litológicas que apresentem descontinuidades estratigráficas têm contactos de paraconformidade, ou seja, não se verifica diferença de atitude entre as unidades sobrepostas, embora, por vezes, faltem alguns conjuntos líticos. Daí que as descontinuidades estratigráficas se observem na ausência de uma biozona, por exemplo.



- Descontinuidades Diastróficas: Quando há a ausência de uma unidade geológica, associada a uma deposição tectónica. As descontinuidades diastróficas provocam discordância angular, ou seja, verifica-se que os planos de estratificação superior e inferior não são paralelos e fazem um ângulo entre si. (Ver figura 9).


Figura 9: exemplo de discordância angular, situado na Praia do Telheiro, Algarve. Imagem extraída de http://farm4.static.flickr.com/3266/2903061558_ab4182832e.jpg e consultada no dia 23 de Outubro de 2010.



Referências bibliográficas:
[6] - Pais, João (2008) http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=132869, pesquisado a 23 de Outubro de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário