sábado, 1 de janeiro de 2011

Fácies e sua aplicação

Fácies é o aspecto conferido por um conjunto de caracteres litológicos e paleontológicos de camadas ou de componentes específicos de rochas, geralmente reflectindo condições da sua génese, independentemente do tempo de origem.
O conceito de fácies tem elevada importância em estratigrafia, pois através do seu estudo é possível identificar o tipo de ambiente sedimentar que presidiu à formação da rocha, por exemplo. Na figura seguinte pode verificar-se esta aplicação que as fácies têm, neste caso, através de uma biofácies.


 Figura 11 - Dedução dos habitats ancestrais das trilobites do período Devoniano, de S. M. Gon (2000), retirado de http://www.trilobites.info/trilopaleogeo.htm e consultado a 1 de Janeiro de 2011.


A lei de Walther surge da necessidade de estabelecer a forma pela qual as fácies se associam e sucedem. O enunciado da Lei de Walther é o seguinte: Numa sucessão vertical concordante, a passagem gradual de fácies traduz a migração, ao longo do tempo, de um conjunto de fácies que coexistiram lateralmente, o que indica que foram originadas em ambientes de deposição lateralmente contíguos.

Para efectuar a datação relativa de rochas com uma boa precisão deve recorrer-se à lei de Walther em conjunto com o princípio da continuidade lateral, visto que a lei completa o princípio.



Referências bibliográficas:

Sem comentários:

Enviar um comentário